sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza



A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover e realizar ações de conservação da natureza. Foi criada no dia 25 de setembro de 1990, pela empresa, como forma de efetivamente contribuir para o equilíbrio ecológico do planeta e para a manutenção das condições de vida desta e das futuras gerações. Por meio da Fundação, a empresa protege as mais belas paisagens brasileiras, suas espécies nativas e contribui para a preservação do maior patrimônio da humanidade: a natureza. O Boticário possui reconhecido comprometimento com a responsabilidade sócio-ambiental, levando-a em conta em todos as ações que permeiam o negócio da empresa. Além disso, destina aproximadamente 1% da sua receita líquida ao investimento social privado, focando suas ações na preservação do meio ambiente e disseminação da cultura e da educação. A Fundação dirige suas ações e recursos a três programas: Incentivo à Conservação da Natureza, Áreas Naturais Protegidas e Educação e Mobilização. Até hoje, mais de mil projetos já foram aprovados, somando um total de U$ 6 milhões em investimentos.

Bioconsciência.

 O Boticário, preocupado com as questões ambientais e assumindo a responsabilidade por todo o ciclo de vida de seus produtos, lançou em 2007 o projeto Bioconsciência.

Por meio dele, a empresa convida os seus consumidores a devolver nas lojas as embalagens da marca, pós-consumo, possibilitando a reciclagem dos diferentes materiais que as compõem.

O projeto que teve início em Curitiba (PR) foi estendido para Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e Recife (PE). Em 2009 teve início a expansão gradativa para as lojas do país. 


A Paisagem que Eu Quero Proteger



Uma recente iniciativa da Fundação O Boticário para reforçar o vínculo das pessoas com a natureza é a campanha “A Paisagem que Eu Quero Proteger, lançada em abril junto com o novo site da instituição e em comemoração aos seus 20 anos. As pessoas estão convidadas a postarem na home page do site fotos de áreas naturais que gostariam de ver preservados hoje e no futuro. Junto às imagens, os internautas podem deixar depoimentos sobre por que querem ver aquela imagem protegida e compartilhar a foto e a mensagem em redes sociais, como Twitter e Facebook.



http://www2.boticario.com.br/mundomaisbelo/

 O Boticário: e-commerce e mídias sociais


O site do O Boticário para mim, é um dos sites de comércio eletrônico que mais integram ações e ferramentas de mídias sociais.  Desde 2008*, a empresa possui uma equipe de “mediadores da web 2.0″ para acompanhar tudo o que é falado sobre a empresa em blogs e sites de relacionamento, por exemplo.  A empresa já chegou a trazer de volta o perfume Egeo Dolce Woman solicitado em algumas comunidades e cuja edição era limitada.


Algumas estratégias da empresa que eu acho interessante destacar:
Tweet Quero Beijo Boticario : é uma espécie de Twitter com e-commerce.  É uma ferramenta na qual você pode utilizar o seu login e senha do Twitter para dizer qual o produto do Boticário que você gostaria de ganhar. E ainda pode descobrir o que outros usuários do Twitter escolheram.  A ferramenta foi lançada para o período de compras do dia dos namorados.
 Mamie Bella – um blog para mães muito simpático com dicas, promoções, concursos e produtos com link direto para a loja virtual.  Bem interessante, pois através do conteúdo e relacionamento, é bem provável que a empresa acabe gerando vendas.
Existem várias comunidades relacionadas ao O Boticário no Orkut. E com certeza a empresa as monitora e consegue obter informações interessantes sobre seus consumidores e suas preferências.


http://plantaoonline.wordpress.com/2009/06/15/o-boticario-e-commerce-e-midias-sociais/


Postado por: Júlia Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário