terça-feira, 28 de setembro de 2010

Maria da Fé foi classificada em 3º Lugar em “Sustentabilidade Cultural em Destinos”

A produção artesanal de Maria da Fé, destino indutor do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, foi valorizada como instrumento do turismo local e regional

Maria da Fé classificou-se em 3º lugar na categoria “Sustentabilidade Cultural em Destinos”, conferido pelo Ministério do Turismo, no Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. A preservação histórico-cultural de Maria da Fé como um dos estímulos para o desenvolvimento do turismo na localidade - A cultura como matéria-prima do turismo - foi o Caso de Sucesso apresentado e classificado.
O artesanato é hoje o principal segmento turístico do município, onde a arquitetura e a história mariense são retratadas em papel marche, fibra de bananeira e pintura em pigmento natural, que ganham formas pelas mãos de talentosos artesãos tornando a cultura em instrumento de transformação da comunidade e em alavanca para reinventar, diariamente, o conceito de turismo através da arte. Os ateliês de arte e o artesanato de Maria da Fé foram consolidados como um dos produtos âncoras do CT Caminhos do Sul de Minas.
   
   
Atualmente a Cooperativa tem suas peças comercializadas nos EUA, alguns países da América do Sul e da Europa. No mercado interno nosso artesanato é comercializado nos grandes centros de e em várias partes do interior do país.
Nosso trabalho contribui para o fortalecimento econômico da comunidade, gerando renda, colocando no mercado produtos de qualidade, exclusivos e de baixo impacto ambiental; elevando assim, cada vez mais o nome da Cooperativa Mariense de Artesanato e da cidade de Maria da Fé.

Saiba mais:www.fibrascomarte.com.br
Postado por:Kelia Alves

Um comentário:

  1. Além da sustentabilidade é importante ressaltar a fonte de renda,pois por ser um municipio pequeno tem pouquissimo emprego,então a renda de muitas familias vem do artesanato.

    ResponderExcluir