quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O nosso jeito de ver o mundo sustentável

É inegável que a questão da sustentabilidade ganhou enorme espaço na agenda de grandes empresas do mundo todo. E é desejável que assim seja — sobretudo diante do enorme poder de execução e de influência que o mundo dos negócios exerce.
                                                    
É espantoso como os negócios são rápidos em suas iniciativas para tentar mostrar quanto estão adaptados à mão invisível do mercado. E é justamente aí que mora o perigo. Na época do boom da internet, todas as empresas — não importa o que fizessem — queriam ser vistas como uma ponto-com. Era moderno. Era sofisticado. Era sexy. Agora, todo mundo quer ser visto como sustentável.

Quando expostos numa vitrine, um jeans, uma camiseta, um vestido ou um terno podem atrair nosso olhar e eventualmente, ser o primeiro passo para direcionar a decisão de uma compra, seja ela impulsiva ou por necessidade. A decisão de compra pode incluir diversos fatores como tamanho, cor, textura, aparência, status e outros fatores ligados à condição final da peça de roupa.
A informação que não aparece na etiqueta e sobre a qual, normalmente não pensamos muito é a quantidade e a qualidade dos procedimentos necessários para que a roupa estivesse ali, pendurada na arara.
Por qual processo a fibra, o fio, o tecido, o corte, a costura, o tingimento, o acessório, o zíper, o botão e a embalagem da roupa passaram para que pudéssemos vesti-la? Quais foram os impactos ambientais que a escolha do processo gerou?
Nas respostas a essas perguntas, encontram-se inúmeras oportunidades de redução do impacto ambiental encontradas ao longo do processo produtivo, os quais podem ir muito além da opção por algodão orgânico, bambu, ou poliéster reciclado.
Com objetivos claros de redução de consumo de energia, de redução de consumo de água potável, de redução ou eliminação do uso de combustíveis fósseis, seja durante a fabricação, seja durante o transporte dos bens produzidos, de melhoria da qualidade de ar ou de redução de emissão de gases de efeito estufa, podemos traçar estratégias que atenderão aos anseios de um mundo sustentável, o qual garantirá recursos e tecnologia capazes de se manterem por várias gerações vindouras.
O consumo de água – Estratégias como a utilização de torneiras com sensor de presença, válvulas de acionamento duplo ou mictórios secos (não utilizam água para a descarga) reduzem o consumo em taxas que podem ultrapassar os 40% se comparadas com metais convencionais.
Outros mais, como a especificação de materiais que não contenham em sua composição os chamados Compostos Orgânicos Voláteis (VOC) podem fazer parte da preocupação ambiental da empresa.
sustentabilidade01 Sustentabilidade por debaixo do pano fotos
O mundo certamente será um lugar menos arriscado quando isso, de fato, acontecer. Mas, hoje, a missão de uma revista de negócios é separar fato e desejo. É tentar diferenciar o que faz sentido do que é apenas fumaça. É fugir da onda, do modismo.

veja mais: www.fashionbubbles.com/comportmento/sustentabilidade
Postado por:Kelia Alves

Um comentário:

  1. Realmente a consciêntização ainda é precária,pouquissimas pessoas quando vão comprar algo pensam em reciclagem,em como foi feito e em como vai descartar o produto.O mundo precisa acordar antes que seja tarde demais.
    kelia Alves

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