quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Uma casa mais verde

Aquecedores de água que aproveitam a energia do sol ganham cada vez mais espaço nas residências

                                 Casa com aquecedor solar em São Paulo: economia na conta de energia elétrica


O aquecimento da água é a única aplicação da energia solar que já se tornou economicamente viável no Brasil. Especialistas dizem que na maior parte dos casos o retorno se dá em um período entre três e seis anos, dependendo da combinação de fatores como o custo e a eficiência do equipamento escolhido, o número de integrantes da família e a duração média dos banhos.
Os sistemas de energia solar não substituem completamente o uso de eletricidade. O aquecimento é obtido por um sistema térmico. Em dias nublados ou durante um período de uso acima do normal, pode ser necessário acionar a complementação por energia elétrica ou gás para manter a temperatura e preservar o conforto do banho.  "Muitos países europeus dão grandes incentivos fiscais para quem adota a energia solar, mas esse apelo ainda não é suficientemente forte para os governos daqui", diz o professor Luiz Guilherme Meira de Souza.


O aquecimento solar é uma ótima idéia para quem quer gastar menos energia, mas por enquanto só em pequenos objetos. Aí fica a dica.



Vamos acordar Brasil, para as novas tecnologias!

Veja mais: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0975/consumo/casa-mais-verde-595065.html?page=1

Postado por: Júlia Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário